Henri Matisse
Biografia resumida (principais momentos da vida):
- Na juventude, trabalhou como escriturário.
- Em 1888, terminou o Ensino Médio e foi estudar Direito na Universidade de Paris.
- Com vinte e um anos de idade, teve contato com a pintura, se apaixonou por ela, e passou a se dedicar às artes plásticas.
- Estudou desenho na escola de pintura Maurice-Quentin Delatour.
- Em 1891, entrou para a Academia Julián de Paris. Abandonou a carreira de Direito.
- Participou do estúdio de artes do artista francês Duconseil.
- Em 1894, nasceu sua primeira filha, Marguerite, com Amélie Parayre.
- Em 1895, entrou para a Escola de Belas Artes de Paris.
- Em 1896, expôs quatro obras na Exposição da Sociedade Nacional.
- Em 1899, Matisse adquiriu a obra As banhistas (1892) de Cézanne.
- Em 1904, ocorre sua primeira exposição individual na Galeria Vollard.
- Em 1905, junto com o pintor francês André Derain, viajou para o sul da França com o objetivo de estudar os efeitos da cor e da luz na pintura.
- A partir de 1907, passou a pintar sobre a influência do fauvismo. Neste mesmo ano tornou-se amigo de Pablo Picasso.
- Em 1908, ocorreu sua primeira exposição individual em Nova Iorque.
- Entre 1912 e 1913, viajou para o Marrocos.
- A partir de 1916, suas obras demonstram grande influência do cubismo.
- Em 1917, foi morar na cidade de Nice, onde conheceu Renoir.
- Em 1950, decorou a capela do Rosário.
Estilo artístico de Matisse:
- No começo de sua carreira artística seguiu um estilo tradicional.
- A partir de 1907, passou a pintar dentro do estilo fauvista.
- Usou a cor como destaque principal de suas obras.
- Utilizou-se de formatos variados em suas obras.
- Usou a simplificação e a exclusão de detalhes em suas pinturas.
- Buscou passar equilíbrio e tranquilidade em suas obras, trabalhando a organização estrutural das mesmas.
- Trabalhou, em alguns quadros, com a sensação de bidimensionalidade, eliminando a profundidade, usando a mesma intensidade cromática em suas obras.
Características e influências
Em suas obras, Matisse buscava sempre manter o equilíbrio entre a tranquilidade e a vivacidade, em pinturas e esculturas simples e sem detalhes rebuscados.
Seus desenhos estão repletos de traços arabescos e formas planas, nas quais as cores buscam a máxima expressão pela violência e pureza pelas quais se impõem.
Esta linguagem expressiva da cor e do desenho está presente em vários momentos de Matisse. Destacam-se as austeras pinturas de linhas retas e formas geométricas ou as figuras alegres e femininas.
A escultura é uma extensão de sua forma de pintar e está representada, muitas vezes, sob certo exagero nas formas.
Outro ponto a se destacar foi seu interesse pelo impressionismo. Apesar de rejeitar a luminosidade desse estilo, Henri Matisse percebeu e pintou a luz com uma intensidade inédita.
Mais tarde, ele irá se voltar para o pontilhismo, com o qual trabalhará as cores mais fortes e impetuosas no Fauvismo.
Henri Matisse - Nu Azul, óleo sobre tela 40.5 x 32.5 cm. (Retrato de Madame Matisse (1905) Statens Museum for Kunst, Copenhagen.
Matisse elegia a cor como principal forma de expressão. A obra “Retrato de Madame Matisse” foi exposta no Salão de Outono de 1905, marco inicial do fauvismo.
Matisse elegia a cor como principal forma de expressão. A obra “Retrato de Madame Matisse” foi exposta no Salão de Outono de 1905, marco inicial do fauvismo.
Henri Matisse - Nu Azul (Souvenir of Biskra) (1907)
Matisse equilibrava referências clássicas e composições ordenadas a uma postura expressiva e moderna. O tema do nu feminino em um ambiente oriental já havia sido utilizado por pintores do século XIX, como Ingres e Delacroix. Matisse, no entanto, apresenta um espaço ambíguo e distorções no corpo da mulher, destituindo-a de sua carga erótica.
Matisse equilibrava referências clássicas e composições ordenadas a uma postura expressiva e moderna. O tema do nu feminino em um ambiente oriental já havia sido utilizado por pintores do século XIX, como Ingres e Delacroix. Matisse, no entanto, apresenta um espaço ambíguo e distorções no corpo da mulher, destituindo-a de sua carga erótica.
Henri Matisse - Alegria de viver - 1905-06 ; Oleo sobre tela, 175 x 241 cm (69 1/8 x 94 7/8 in); Barnes Foundation, Merion, PA
Matisse pintava sobre os prazeres da vida, com imagens esquemáticas e decorativas. Neste quadro, a escala e perspectiva mostram-se distorcidas, as áreas de cor são planas, e as formas, simplificadas.
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