Albert Marquet
Nasceu em 1875 em Bordeaux, uma cidade portuária francesa onde passou a maior parte da sua infância. Em 1890 mudou-se para Paris para participar da Ecole des Arts Décoratifs, onde conheceu Henri Matisse. Eles foram companheiros de quarto por um tempo, e influenciaram o trabalho dos outros. Marquet começou seus estudos em 1892 na École des Beaux-Arts em Gustave Moreau, um artista simbolista que era um seguidor da tradição romântica de Eugène Delacroix.
Marquet exibiu pinturas no Salon des Indépendants. Embora não tenha vendido muitos quadros, a comunidade artística de Paris tornou-se ciente de seu trabalho. Suas primeiras composições foram caracterizadas por uma abordagem clara e pintura fauvista, em que ele tinha um controle fino do desenho e respondeu à luz, não só os mais fortes, intensificando os tons, mas também por ver os mais fracos em termos colorista.
Marquet exibiu pinturas no Salon des Indépendants. Embora não tenha vendido muitos quadros, a comunidade artística de Paris tornou-se ciente de seu trabalho. Suas primeiras composições foram caracterizadas por uma abordagem clara e pintura fauvista, em que ele tinha um controle fino do desenho e respondeu à luz, não só os mais fortes, intensificando os tons, mas também por ver os mais fracos em termos colorista.
A maioria das suas obras, datadas deste período, seguiam uma linha impressionista, na qual provou o seu controlo do desenho e testou a distribuição da luz pela tela. São, aliás, desta época conhecidos variados estudos sobre a luz.
Junto com Henri Matisse, Maurice de Vlaminck, André Derain, Othon Friesz, Georges Rouault, Henri Manguin, Louis Valtat e Jean Puy, exibiu algumas das suas pinturas no Salon d'Automme.
Albert Marquet - La plage de fecamp, 1906
Impressionados com as fortes tonalidades e a luz presente nas telas de Marquet e dos pintores que expuseram igualmente no Salon d'Automme, vários críticos de arte apelidaram-nos de "fauves" (em língua portuguesa feras), sendo assim criado o Fauvismo.
Embora sendo fauvista, Marquet não utilizava cores tão violentas ou brilhantes, usando e abusando dos cinzentos e do branco.
Embora sendo fauvista, Marquet não utilizava cores tão violentas ou brilhantes, usando e abusando dos cinzentos e do branco.
Albert Marquet - Vista de San Juan de Luz, Óleo sobre lienzo. 60 x 81 cm. Museu State Museum of New Western Art. Moscú
Concebeu, em 1907, junto com Henri Matisse, uma série de belas vistas de cidades francesas, onde, contrariamente a Matisse, manteve a aprazível técnica perspectivista. Enquanto Matisse distorcia as formas dos edifícios, entre outros, Marquet tendia em acentuá-las, criando uma espécie de "híper-realismo".
Do ano de 1907 até à sua morte, Marquet faz inúmeras viagens pela Europa e pelo Norte de África. Estas influenciaram muitas das suas mais conhecidas obras.
Albert Marquet - Puerto de Marsella (1916) Óleo sobre linho, 65.0 x 8.10 cm. Ohara Museum of Art. Kurashiki
Quando das suas viagens pelo Norte de África, permaneceu mesmo algum tempo na Tunísia, onde pintou, entre outras telas, Campos de flores, Tunísia, concebida em 1923. Desta época ficaram os quadros em que o seco castanho das areias desérticas contrasta com o vivo e frio azul do Mediterrâneo, cujas águas banham a Tunísia e todo o norte africano.
Nesta época sente-se uma repentina mudança da técnica fauvista para a realista e, posteriormente, para a impressionista. Contudo, a cidade que mais o impressionou foi Nápoles, uma grande e próspera metrópole italiana, cuja arte seguia caminho a "lume brando".
Nesta época sente-se uma repentina mudança da técnica fauvista para a realista e, posteriormente, para a impressionista. Contudo, a cidade que mais o impressionou foi Nápoles, uma grande e próspera metrópole italiana, cuja arte seguia caminho a "lume brando".
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